A liderança em uma empresa é um fator decisivo para o fracasso ou sucesso organizacional, pois o líder de uma organização é o responsável por promover o equilíbrio necessário entre os membros da equipe, além de ser visto como uma referência e exemplo.
Cabe ao líder deixar toda a equipe alinhada em busca dos objetivos da organização, evitando crises internas e exercendo influências para que tudo sempre flua corretamente. Esse poder de influência é uma característica comum em todo líder, porém as atribuições e características variam conforme o cargo ocupado, funções e departamento em que está inserido.
Mas é fato que nos dias atuais, as empresas precisam contar com líderes atuando em diferentes cargos e funções, facilitando assim a rotina e bom funcionamento da empresa.Confira aqui as principais diferenças entre os líderes dentro de uma empresa.
A liderança de um supervisor
Basicamente, o supervisor é o líder responsável por orientar os colaboradores em busca de melhores resultados, seja na produção ou nas metas comerciais. São os líderes mais próximos daqueles que dão vida às operações nas empresas.
Além de ser responsável por avaliar o desempenho da equipe, o supervisor também indica o modo de execução dos processos operacionais e faz o controle dos mesmos. Também é dele que é cobrado, primeiramente, os resultados (bons o ruins).
O supervisor também tem como função encontrar soluções rápidas para imprevistos diários. A ausência de um determinado colaborador sem aviso prévio, por exemplo, não pode comprometer as metas diárias da equipe. Além disso, cabe ao supervisor propor alternativas práticas e temporárias para evitar perda de tempo e produção.
Claramente, para uma liderança bem aplicada, o supervisor deve ser visto com um líder carismático, pois o carisma é essencial para o mesmo se aproximar de cada membro da equipe em que é responsável, conhecendo suas características, pontos fortes e fracos.
A liderança de um gerente
É o líder responsável por toda a organização do departamento em que lhe foi confiado.
Todos aqueles processos e planos de ação executados pelo supervisor são elaborados pelo gerente.
Hoje, no mundo empresarial um gerente precisa conhecer, ao menos minimamente, as funções executadas diariamente pela equipe. Essa aproximação entre gerente, supervisor e colaboradores tende a ser muito benéfica para a empresa, criando um ambiente saudável entre os mesmos, sem impressão de que gerentes são seres intocáveis. Além de organizar todo o departamento e delegar funções aos supervisores, ele deve saber lidar com pessoas, deixando o canal de diálogo sempre aberto.
A liderança de um diretor
Na hierarquia clássica, acima do gerente está o diretor, que é responsável por supervisionar os feitos de seus gerentes, além de monitorar a concorrência, comparando constantemente os dados de seus concorrentes com os da sua empresa.
Além disso, o diretor deve está sempre atento as atualizações de inovações tecnologicas e mudanças comportamentais dos clientes. Assim, o diretor se torna um líder capaz de antecipar as necessidades dos clientes. Está entre as funções do diretor também conduzir os gerentes, apresentando-lhes melhores estratégias para manter a satisfação dos clientes em um nível elevado. Finalmente, o diretor é o responsável por guiar os gerentes para o alcance dos objetivos da organização. Em alguns casos, esses objetivos e medidas são decididas pelo próprio diretor, em outros casos, a empresa possui um CEO.
A liderança de um CEO
Esse cargo foi recém-popularizado no Brasil. Na pratica, poucas pessoas realmente conhecem as atribuições de um CEO (chief executive officer, em inglês). Ele é um espécie de diretor executivo. Embora possua um poder deliberativo considerável, o CEO ainda precisa responder aos conselheiros administrativos ou presidente da empresa.
Cabe a esse líder orientar os demais líderes da organização, como os diretores e as vezes até o próprio presidente. Suas funções variam de acordo com nicho de cada empresa e suas particularidades. O CEO é geralmente admirado e respeitado por todos os funcionários da empresa, pois ele atua como mediador entre a organização e os principais acionistas dela. Aqui, destacamos o carisma como também essencial característica desse líder, que é encarregado também de projetar cenários tranquilizadores em relação ao mercado de ações e sugerir os melhores trajetos da empresa.
Como você pode notar, a liderança em uma empresa adquire várias formas, de acordo com os papéis necessários. Porém, os líderes são vitais para que qualquer empresa consiga superar desafios no meio corporativo.