Na tradução literal significa manufatura enxuta. Resumidamente, é um sistema produzido pela Toyota na década de 1950 com o objetivo de reduzir gastos e desperdícios ao mesmo tempo que melhora a qualidade e a produtividade da empresa, aumentando assim a competitividade. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas o Lean Manufacturing não é algo tão difícil de ser aplicado o e os resultados desse sistema são totalmente positivos para a empresa. Para entender melhor, separamos aqui 05 princípios básicos de Lean Manufacturing.
1- Valor
Apesar de você produzir o produto, quem define o valor final dele é o cliente. Isso mesmo. É necessário escutar o cliente para saber qual valor vai satisfazê-lo, ouvir suas dores para poder focar assim no que realmente importa para ele, eliminando atividades desnecessárias e que não agregam para o consumidor final, podendo assim entregar um produto que o cliente dará mais valor e não se importará em pagar o preço solicitado, já que o produto atende a maioria ou todas as suas expectativas e necessidades.
2- Fluxo do valor
Alinhar na melhor sequência as atividades que criam o fluxo do valor, ou seja, organizar e priorizar as atividades necessárias para fabricação do produto. Esse mapeamento do processo de fluxo do valor, além de possibilitar a visualização do fluxo como um todo, ajuda a identificar fontes de desperdício, facilita na tomada de decisão, cria base para uma implementação enxuta e simplifica todo o processo de fabricação.
3- Fluxo contínuo
O terceiro princípio da Lean Manufactoring tem como objetivo uma produção mais rápida, sem interrupções, com menor nível de estoque e de espera, otimizando o fluxo produtivo e permitindo a produção conforme o ritmo da demanda.
4- Produção puxada
A produção puxada é quando algo é produzido apenas quando é solicitado. Ao invés de fabricar sem controle e em excesso, a demanda é gerada pelo cliente, tirando a responsabilidade de vendas do setor de marketing e vendas. Com um fluxo contínuo de produção puxada, você terá um menor nível de estoque, produção rápida e com menos esperas, eliminando assim a produção descontrolada e em excesso.
5 – Perfeição
Para finalizar os princípios de Lean Manufacturing, a perfeição, que nada mais é do que a melhora contínua de todos os processos dentro da empresa. O objetivo de uma empresa que segue essa mentalidade enxuta é a busca pela melhoria contínua, ou seja, buscando a perfeição cada vez mais. Esse é o padrão e serve para todas as áreas da empresa, para ter produtos de melhor qualidade com menor custo, maior valor agregado, se tornando cada vez mais uma empresa de referência no mercado.