Quando pensamos em comunicação, logo nos vem à mente em ser comunicativos, modos de falar e o que dizer. Porém, a comunicação também está na forma em que recebemos as informações, processamos e repassamos a mesma. Dentro de uma organização, a comunicação está presente nos e-mails, reuniões, e até mesmo nas expressões corporais ao conversar ou passar alguma informação.
Um ponto importante da comunicação é saber ouvir. É isso. Saber receber as informações, processá-las, sempre prestando a atenção, confirmar o recebimento. Uma boa maneira de guardar corretamente a informação recebida é parafrasear o que está sendo recebido, tomar nota e está liberado até usar símbolos, com cuidado para o mesmo não influenciar a escrita.
Como ser ouvido?
Quando se conduz um diálogo ou reunião, alguns cuidados fazem toda diferença. Por exemplo, sempre usar ‘nós’ ao invés de ‘eu’, utilizar de metáforas e exemplos, sempre explicar o motivo das perguntas e esperar pelas respostas, dando o tempo para pensar antes de falar. A postura também é muito importante, pois 55% da forma em que se expressamos vem da linguagem corporal. Em um encontro, ser sempre pontual, com pautas definidas e dentro do contexto, ter uma introdução simpatizante, a famosa ‘quebra-gelo’, que provoque interesse nos participantes e deixem os mesmos mais a vontade
São pequenos detalhes que se tornam aliados na hora de ganhar a atenção do público envolvido e mais produtividade. O trabalho em equipe precisa sempre ser enfatizado, além de valorizar, mostrar que o sucesso da equipe depende de todos e que todos devem acreditar na mesma.
São pontos importantes e que se adotados, levam para um melhor resultado nas reuniões e posteriormente na comunicação dentro da empresa.